Skip to content

Nuances

A Vinícola é um efeito da Villa La Grande Bellezza, denominação conferida à área rural adquirida em Pinto Bandeira pelo casal que a idealizou.

Além de suas belezas naturais e culturais, em Pinto Bandeira estabeleceram-se os familiares de um dos proprietários ao imigrar da Itália em 1875.

Mas o amor pelo vinho, alimento e meio de vida de gerações dos imigrantes que marcaram a cultura e a paisagem local, foi o que definiu o lugar, nas superfícies altas da região, com ventos constantes, exposição solar e solos de excelente drenagem.

Após o crescimento das primeiras mudas de videiras plantadas na propriedade, as circunstâncias conduziram à irresistível decisão de elaborar vinhos próprios, com a concretização do projeto da vinícola.

A denominação seguiu a da propriedade. Foi inspirada no filme “La Grande Bellezza”, de Paolo Sorrentino.

O protagonista do filme é um escritor, autor de uma única obra, que busca inspiração para um novo livro, respondendo, aos que lhe perguntam porque nunca conseguira escrevê-lo, que é preciso encontrar novamente a grande beleza.

Não se trata da contemplação estética como único valor. A busca do indivíduo por desfrutar a vida e a natureza, conferindo valor ao ser humano, à arte, às suas raízes, às amizades – e ao amor, é claro – é a grande beleza a ser buscada, o acontecimento que motivou a implantação da vinícola.

Audácia

Equilíbrio

Durante um diálogo entre os personagens discutindo suas relações numa das cenas do filme que inspirou a denominação da vinícola, o ator principal, com indisfarçável epicurismo, é inapelável ao concluir:


“ Tudo o que podemos é nos olhar de frente, fazermo-nos companhia uns aos outros, brincar um pouco. Vocês não concordam?”


Este é o propósito da Vinícola: que a vida seja permeada por momentos de alegria, compartilhada por pessoas que se importam, amam, discutem, autoanalisam-se, rindo de si, numa busca despreocupada por algo verdadeiro, pela grande beleza.

Pinto Bandeira situa-se sobre o planalto de lavas basálticas, denominado Serra Geral. As condições climáticas são de clima temperado, com períodos mais extensos de chuvas na época mais fria do ano, alternando períodos mais secos e quentes no verão, com precipitações esparsas e de maior volume. Os ventos são constantes, garantindo, também em dias mais quentes, a amplitude térmica.

A Villa La Grande Belleza situa-se nas superfícies elevadas da região, com altitude media de 700m, onde o basalto apresenta inúmeras fraturas, havendo a desintegração progressiva das rochas. Da ocorrência de rochas fraturadas e da sua fragmentação resulta um solo de excelente drenagem e capacidade de absorção, composto por pedregulhos, com matriz argilo-síltica-arenosa cinza-avermelhada.

O solo apresenta três camadas: parte superior lixiviado e rico em matéria orgânica; segunda camada enriquecida do material lixiviado da primeira camada; e a terceira camada, situada sobre a rocha, com os seus fragmentos e alterações. Tais características definem vinhos de boa coloração, com predomínio frutado e acidez equilibrada.

Nas frações com maior presença de argila foram implantadas as mudas de merlot, cabernet franc, pinot noir, tannat, e ancellotta, enquanto que nas frações com a maior presença de fragmentos de rocha as variedade de cabernet sauvignon e chardonnay. Nas zonas intermediárias a petit verdot e grenache.

Generosidade